WhatsApp:  (21) 98563-3713
COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

Topbooks 30 anos

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados e-Books Como comprar Fale conosco Início do site
30livrosA10reais
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
 
WhatsApp:
(21) 98563-3713
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

DICAS DE ROMA - TRAJETOS E PARADAS IMPERDÍVEIS

Por diversas circunstâncias, há 50 anos tenho ido a Roma com regularidade. Estive lá como turista deslumbrada, como exilada saudosa, como mochileira, como jornalista fazendo cobertura profissional, como conferencista, como autora lançando livro e com agenda pesada a cumprir, como viajante descompromissada, como guia de meus filhos em suas descobertas da Cidade Eterna. Hospedei-me em pensões modestas, em casa de amigos queridos, em hotéis de quase tudo quanto é categoria, em apartamentos de italianos (com ou sem a presença dos donos).

Lá passei longas temporadas ou apenas poucos dias de conexão entre viagens. Cozinhei, fiz feira, fui a sapateiro e lavanderia, apanhei filha de amigos na escola, fui a festas – inclusive a uma do pessoal de cinema, levada por Glauber Rocha, que parecia saída de um filme de Fellini. E, como sou andarilha contumaz, curiosa e exploradora, posso dizer que conheço Roma razoavelmente . Já escrevi um texto que foi publicado lá mesmo, entre romanos, numa antologia sobre a cidade.

Por isso, este guia de Elza Maria me surpreendeu. Ela conhece tudo. Desde que essas páginas me caíram nas mãos pela primeira vez, achei que mereciam ser publicadas e estar ao alcance de todos. Na ocasião, eu presidia a Academia Brasileira de Letras e cumpria um programa oficial em Roma, hospedada em nossa embaixada, o belíssimo Palácio Pamphili, situado na Piazza Navona, diante de deslumbrantes esculturas e fontes de Bernini. No meu quarto, entre vários mimos delicados, havia uma pilha de folhas impressas com esse título despretensioso: Dicas de Roma. Sem qualquer indicação de autoria.

Comecei a folhear e fui de surpresa em surpresa. Ia muito além da simples listagem de monumentos ou da indicação de restaurantes. Antes de mais nada, a seleção era excelente e muito completa. Além disso, não se limitava ao óbvio: trazia boas informações de bastidores e detalhes saborosos, além de conselhos úteis e práticos. Os critérios de escolha revelavam alguém inteligente e com senso de humor, além de muito bem informada. E capaz de escrever com graça, originalidade e clareza.

Ao elogiar os comentários e procurar me informar sobre sua autoria, soube, pela embaixatriz Marlene Bahadian, que ela também gostava muito das dicas – tanto que, com sua generosidade, resolvera incorporá-las à hospitalidade brasileira da casa. E os cumprimentos eram gerais, por parte de todos os hóspedes que tinham acesso a elas. Soube também que aquelas bem traçadas linhas haviam sido elaboradas por Elza Maria da Costa e Silva Lima, casada com um diplomata que servira em Roma algum tempo antes e já fora removido para outro posto. Não pude, portanto, conhecer a autora, como queria. Limitei-me a reforçar a louvação coletiva.

Poucos meses depois, porém, tive outro compromisso profissional, dessa vez em Chicago. E lá estava Elza Maria em pessoa, a me receber. Dessa vez, me acompanhou a museus e me deu preciosas indicações sobre os melhores roteiros para apreciar a instigante arquitetura na cidade, incluindo um inesquecível tour de barco que me propiciou uma visão de conjunto enriquecedora e ângulos privilegiados de contemplação. Convencida de que ela é uma grande viajante, e sabe compartilhar esse dom, procurei animá-la a publicar o guia de Roma que tanto me encantara. Modesta, ela relutava, mesmo diante de minha insistência. Só cedeu quando tive o inesperado reforço de seu pai e meu confrade, o acadêmico Alberto da Costa e Silva, poeta, historiador e africanólogo incomparável. Pedido de pai amado a gente não recusa. Então, louvo Elza Maria e agradeço a Alberto.

Fico contente em saber que, agora, temos a Roma de Elza Maria ao alcance de muita gente. Ir a Roma é sempre um prazer. Ir com ela será uma alegria redobrada.

Ana Maria Machado

***

Durante pouco mais de dois anos, morei em Roma. Gabava-me de conhecer bem a cidade, até que a ela voltei duas décadas mais tarde e, na companhia de Elza Maria, percorri os caminhos que tinha por conhecidos. Em cada um de nossos passeios, minha filha me fazia ver o que dantes não vira, ou vira imperfeitamente. Ela não só sabia de cor cada recanto da cidade, mas, sem se cansar de revisitá-los, os iluminava de bem-querer. As andanças por Roma com Elza Maria - do mesmo modo que, mais tarde, as por Chicago, onde também viveu, e de cuja arquitetura se enamorou - eram, ademais, aulas de alegria. Como se ela se sentisse no centro de uma grande festa, na qual compartilhava conosco as revelações da beleza. É essa Elza Maria a mesma que, neste livro, desenha, com traços breves e nítidos, a Roma de suas saudades, e nos propõe roteiros para que encontremos a nossa.

Alberto da Costa e Silva

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2024 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV