COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

CONTINUA a PROMOÇÃO:
livros com descontos
de 30% e 50%.

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

O MAL SOBRE A TERRA - UMA HISTÓRIA DO TERREMOTO DE LISBOA

Primeira leitura brasileira sobre o grande terremoto que destruiu a capital portuguesa, este livro é fruto de quatro anos de pesquisas de sua autora, Mary del Priore. Num texto ágil, com sabor de romance policial, a historiadora nos revela a tragédia que se abateu sobre a capital portuguesa na manhã de 1º de novembro de 1755, quando o povo, maciçamente católico, comemorava o dia de Todos os Santos. Por conta das muitas velas acesas nas igrejas e nas casas, ao terremoto seguiu-se um incêndio de enormes proporções. E muitos países vizinhos foram afetados também, seja por abalos sísmicos de menor intensidade, seja por consequências do maremoto que o tremor de terra provocou.

Todos os detalhes dessa fascinante e triste história são contados através dos depoimentos de sobreviventes, como é o caso do luso-francês Jacome Ratton, que veio a se tornar uma das mais importantes e reveladoras testemunhas do fato. No lançamento da primeira edição, em 2003, esta obra ganhou duas páginas elogiosas (além de chamada de primeira página) no caderno Prosa & Verso do jornal O Globo. Em conversa com a jornalista Rachel Bertol, Mary del Priore explicou que, "através do relato de Ratton, o leitor vai entrar na cidade, assistir ao terremoto e saber o que aconteceu depois. Jovem filho de ricos comerciantes, no momento do terremoto ele aguardava, em casa, um cliente que jamais chegou. Nós o reencontramos ao fim do livro, quando conta seu infortúnio: entusiasta do marquês de Pombal, Ratton tentou, em vários momentos, fazer negócios com esta importante figura do reino de Portugal à época de Dom José I. Mais tarde, identificado com o grupo pombalino quando o primeiro-ministro caiu em desgraça, foi expulso do país e morreu em Londres".

Para o historiador Ronaldo Vainfas, “este não é mais um livro de Mary, historiadora já consagrada pela originalidade de suas obras, pela perícia de sua investigação documental e pela plasticidade de seu texto. O Mal sobre a Terra é, talvez, o principal livro dentre tantos escritos por ela, um presente para a historiografia. Antes de tudo porque reconstitui, sob todos os ângulos, a tessitura de um fato histórico geral sem recuar diante dos detalhes mais ínfimos que o impacto do célebre terremoto ensejou no meado do século 18”. Segunda edição revista, com caderno de ilustrações (16 páginas).

Leia aqui o texto da historiadora Maria Yedda Linhares (orelhas do livro).

 

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2019 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV