COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

CONTINUA a PROMOÇÃO:
livros com descontos
de 30% e 50%.

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO HOMENAGEM
 
 
 
Instagram

LÊDO

Antonio Carlos Secchin

Produtivo.

Vinte e seis livros de poesia, seis de ficção, quinze de ensaio. Tradutor de Dostoievski e de Rimbaud. Traduzido em cinco idiomas. Embora, com razão, se considerasse basicamente poeta, Lêdo foi homem de letras na mais ampla acepção do termo, praticando com alto nível e consistência todos os gêneros literários.

Participativo.

A menos que estivesse ausente do Rio, Lêdo jamais faltava às palestras das terças e a nossas sessões das quintas. Interessava-se por tudo, e sobre cada assunto emitia um juízo, jamais neutro. Ora apimentada pela ironia, ora adoçada pelo afeto, sua palavra driblava as expectativas do lugar-comum. Decifrar Lêdo Ivo não era missão para principiantes.

Criativo.

Conjugando sua poderosa imaginação à memória da infância de que nunca se despediu, Lêdo não experimentou o declínio da capacidade criadora. Ao contrário, parecia superar-se a cada livro, como demonstra o fulgor de seu Réquiem, ilustrado pelo filho Gonçalo, e publicado aos 84 anos do poeta. À vontade nas formas fixas ou nas livres, no verso conciso ou no de amplo fôlego, sentia-se contemporâneo tanto dos autores medievais em suas cantigas de escárnio, quanto de escritores que sequer chegaram à casa dos vinte anos. Daí, num verso célebre, ter-se definido como “cada vez mais moderno e mais antigo”.

Nuncupativo.

Esse foi o adjetivo que Manuel Bandeira desencavou para rimar com o sobrenome do poeta. Sugiro outro, para designar a imagem que dele guardaremos: Lêdo, vivo.

Sessão da Saudade
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

Rio de Janeiro
10/01/2013

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2019 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV