WhatsApp:  (21) 98563-3713
COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

Topbooks 30 anos

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
30livrosA10reais
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
 
WhatsApp:
(21) 98563-3713
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

A FORÇA DA VOCAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS E DOS POVOS

É difícil exagerar a importância da vocação como fator basilar da felicidade e prosperidade dos indivíduos e, por extensão, da sociedade em que vivemos: trata-se de tema inescapável para todos os profissionais da educação no Brasil. Nesse sentido, por sua abrangência e profundidade, A força da vocação no desenvolvimento das pessoas e dos povos já nasce clássico.

Empresário, advogado e ex-deputado federal, o presidente da Academia de Letras da Bahia, que atestou seu dom ensaístico e sua erudição em obras como Anatomia do ódio e A inveja nossa de cada dia, também editadas pela Topbooks, enfrenta e supera aqui, com louvor, dois desafios: o do inventário rigoroso dos principais tópicos ligados à educação e às práticas pedagógicas e o da reflexão original sobre a missão do educador, dos pais, da escola e do poder público.

Com frequência, em vez de seguirem a vocação, os seres humanos escolhem os rumos profissionais influenciados por terceiros ou por motivações equivocadas, o que leva, invariavelmente, à improdutividade e à frustração, em lugar do prazer e da realização. Por isso, afirma o autor, o primeiro e fundamental trabalho da pedagogia – na família, na escola, no trabalho e na sociedade – consiste em promover as condições favoráveis ao encontro de cada pessoa com sua vocação. Foi a partir desse encontro que gênios como Michelangelo, Shakespeare e Mozart puderam ampliar os horizontes do mundo. Numa abordagem multidisciplinar, esse estudo demonstra que a resultante coletiva da pouca atenção dada à vocação é a pobreza, a violência, a desigualdade e diferentes formas de desajustamento social.

Mais que um livro, trata-se da formulação de um programa político para a educação, a um tempo simples e ambicioso. Joaci Góes não se limita à reflexão abstrata e à reconstituição histórica: analisa também casos concretos de sucesso, como o modelo finlandês e a revolução educacional da Coreia do Sul, país que reconheceu a importância do ensino como agente promotor do desenvolvimento – exemplo estratégico a ser seguido se quisermos enfrentar os desafios impostos pela globalização e ingressar definitivamente na chamada Era da Informação.

O ensaísta toca também em pontos delicados que precisam ser enfrentados, como a baixa remuneração dos professores do ensino público no Brasil – enfatizando a urgência de novas instituições capazes de valorizar o magistério, a partir da adoção de critérios meritocráticos – e as necessidades específicas da educação de crianças especiais, que exigem programas diferenciados. Igualmente dedica atenção ao papel dos pais, os maiores responsáveis no direcionamento do interesse dos filhos: num mundo de tanta diversidade e em constante transformação, cabe a eles orientar os jovens a fazer escolhas conscientes e bem informadas.

Dez anexos complementam o texto, incluindo uma análise detalhada da contribuição dos grandes educadores para a pedagogia ao longo dos séculos, de Wolfgang Ratke e Comenius a Ivan Illich e Jean Piaget. Ricos em conteúdo, os anexos sistematizam informações e ideias a respeito de aspectos relevantes da educação de forma inédita na literatura sobre o assunto: cada um deles seria suficiente para compor, isoladamente, um pequeno livreto, muito útil a pais, educadores e instituições de ensino. A educação, conclui Joaci, é o caminho mais curto entre a pobreza e a prosperidade, entre o atraso e o desenvolvimento.

Ao final da leitura, saímos convencidos de que, se não processarmos depressa as necessárias mudanças na educação brasileira, estaremos irremediavelmente condenados a ser, apenas, o país de um futuro que nunca chega.
                                                                                                         
Luciano Trigo

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2021 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV