COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

CONTINUA a PROMOÇÃO:
livros com descontos
de 25% e 50%.

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

A INVENÇÃO REPUBLICANA / CAMPOS SALES, AS BASES E A DECADÊNCIA DA PRIMEIRA REPÚBLICA BRASILEIRA

Poucos livros têm o dom da sobrevivência. É o caso deste. Inovador na estreia, afrontou a tese de que o formato das instituições políticas se explicaria apenas por alinhamentos de classes sociais. Contra tal determinismo estrutural, Renato Lessa privilegia o momento decisivo da história brasileira: a instauração do regime republicano. Nesse tempo entrópico – a metáfora que ancora o argumento − atores, ideias e processos políticos giravam vertiginosamente.

O livro foi pioneiro em apontar para a lógica política própria da Primeira República, para além do mero ensanduichamento histórico entre o Império e o Estado Novo. Mais que simples sucessão de oligarquias no poder, a mudança de regime, de Monarquia a República, exigiu a invenção de formas de convivência política que acomodassem novas elites a postos também novos, e regrassem os conflitos entre elas.

Em meio à incerteza da "década do caos", uma nova ordem política foi sendo construída. Lessa foge do determinismo que reduziria a política ao econômico, mas também recusa o extremo voluntarismo. Em vez de tributar a produção de processos históricos a líderes excepcionais, mostra como homens comuns, com paixões e interesses comezinhos, em busca de poder e nomeada, constroem instituições. Aponta igualmente o reverso da moeda: a incapacidade dos atores políticos de controlar as consequências de suas ações − a impossibilidade dos criadores de dominarem sua criatura.

Em forma do ensaio, profuso em referências greco-romanas, combinando inspirações provindas de Hume, Beckett, Arendt, o texto é decididamente interdisciplinar, ao mesmo tempo em que aborda a questão fundamental da ciência política: como se constitui, como se mantém e como decai uma ordem político-institucional?

Embora se concentre na política dos governadores, tramada durante o governo de Campos Sales, Lessa tece um fio da crise do Império à ascensão do Estado Novo; um pós-escrito delineia o colapso do Modelo Campos Sales pré-revolução de 1930. A Invenção Republicana narra, assim, gênese, desenvolvimento e decadência de uma ordem política tão excludente quanto a imperial que a antecedeu.

Lançado em 1987 e acrescido, nessa nova edição, de dois anexos – um deles sobre os sentidos de "oligarquia" – o livro não perdeu seu frescor. Erudito, elegante, reflexivo, segue indispensável para quem deseja entender os dilemas e impasses do início da República, vários dos quais, desafortunadamente, ainda hoje nos assombram.

Angela Alonso
Professora da USP e presidente do Cebrap

 

Este livro de qualidade é um dos estudos mais penetrantes que conheço sobre o mecanismo político da "República Velha", analisado no caso particular de Campos Sales, conservador esclarecido que não separava a ação política do pensamento. O senso histórico permitiu inclusive a Renato Lessa incorporar ao seu tema certo método que vinha do regime monárquico, e dá ao livro uma espécie de terceira dimensão esclarecedora.​

Antonio Candido

 

Nessa obra, Renato Lessa desenvolve uma reflexão de grande originalidade sobre os vários sentidos da experiência republicana no Brasil, explorando sua descontinuidade, seus conflitos e ambiguidades. A descontinuidade, por sua vez, como bem mostra, curiosamente não evitou uma certa herança que carregamos até hoje. Pensador cético, o autor usa as ferramentas críticas dessa filosofia em uma análise histórica e política que desfaz alguns dos mitos mais centrais de nossa tradição.

Danilo Marcondes

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2019 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV