TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS
A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

A RECEPÇÃO DA SOCIOLOGIA ALEMÃ NO BRASIL

Gabriel Cohn

Qual é a influência do pensamento sociológico alemão, expoente daquilo que de melhor se encontra no centro da sociologia moderna, sobre a sociologia produzida num cenário cultural periférico como é o brasileiro? Devagar: esta não é a questão que preocupa a autora no conjunto de estudos intitulado A RECEPÇÃO DA SOCIOLOGIA ALEMÃ NO BRASIL. Sua preocupação é bem outra. Ela quer conhecer, sim, a literatura sociológica clássica e contemporânea (esta, como referência constante, embora em segundo plano na exposição) alemã, e certamente não quer fazê-lo para deter-se nela, num exercício de pura erudição: interessa-lhe algo bem mais fundo, e fascinante como desafio intelectual.

Seu propósito consiste em trazer elementos para um projeto em que está envolvida há anos, e que prossegue com pleno vigor. Trata-se de submeter temas e autores da sociologia alemã a um tratamento que permita vê-los pelo prisma daquilo que denomina “lógica da leitura e reelaboração das idéias”. Trata-se de ver como idéias e conceitos produzidos num específico cenário — o alemão — passam pelo crivo de um sistema intelectual também específico — o brasileiro — que estabelece as condições para a sua recepção. Nada de influências ou de meros empréstimos conceituais, pois: está em jogo um conjunto de condicionantes e procedimentos que conferem ao receptor papel ativo nesse processo, em que a obra não é um dado sem mais, é um campo de forças atravessado pelas suas condições de produção e de recepção.

Um aspecto interessante do modelo analítico adotado por GLAUCIA VILLAS BÔAS nestes ensaios reside na possibilidade de análises comparativas, em que se multiplicam os prismas de recepção e reelaboração. É muito feliz a iniciativa de aplicar esse enfoque no exame de um caso particularmente significativo para o pensamento social no Brasil e na América Latina: o de Karl Mannheim. Examinar essa obra multifacetada na sua presença em dois contextos sociológicos nacionais diversos é tarefa digna de um esforço intelectual tão notável como o que encontramos neste volume.

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
 
Copyright © Topbooks, 2003 - 2020 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV