WhatsApp:  (21) 98563-3713
COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

Topbooks 30 anos

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
 
WhatsApp:
(21) 98563-3713
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

UMA CAUSA PERDIDA?

“O Brasil não é para amadores”, disse uma vez o maestro Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim. O gênio Tom viveu o bastante na capital mundial dos amadores, o Rio de Janeiro, para vivenciar isso como poucos. E, quando o fez, também tinha passado por fugaz estada na pátria dos mais profissionais de todos, os Estados Unidos da América. Pois bem, se há um profissional nesse Brasil errático e sem rumo em que nascemos e teimamos em sobreviver é Joaci Góes, o autor deste livro.

Nossa República do Pixuleco é também a pátria de gênios da literatura, como Machado de Assis, e da sociologia, como Gilberto Freyre. Teve sua certidão de nascimento assinada por um gênio da raça, o cientista e político José Bonifácio de Andrada e Silva, e seu atestado de maioridade lavrado pelo hábil Joaquim Nabuco. No entanto, não foram esses titãs que a construíram tal como a conhecemos atualmente, depois da nódoa da escravidão na Colônia e no Império, que ainda nos marca até hoje, e do enriquecimento vertiginoso e espetacular a partir da Primeira República. Ao contrário do que predisse Stefan Zweig, este não é o país do futuro, mas o paraíso das oportunidades perdidas.

Assim como o Egito dos sonhos decifrados pelo hebreu José, sete pragas nos assolaram, e o baiano Joaci tem a competência, a vidência e a paciência de enumerá-las. Somos fruto de escolhas erradas na educação de má qualidade, que garante a permanência da desigualdade profunda e injusta. Com vigor e coragem, e num estilo sóbrio e elegante, este ensaio diagnostica o erro de não dar ao pobre um programa de saúde com a eficácia do que assegura ao gado vacum. Ou seja: a terra de Jeca Tatu, de Monteiro Lobato, produz grãos e carne em condições de competir nos mais exigentes mercados do mundo. Para isso, combate a aftosa com êxito, enquanto seu cidadão ainda hoje morre de fome, febre e fadiga.

A violência ancestral dos coronéis de baraço e cutelo é repetida na tirania dos quadrilheiros que semeiam a insegurança com a tácita cumplicidade das milícias armadas pelo público urbano para assediá-la. A impunidade delas ameaça a vida dos cidadãos honestos que sustentam a súcia de canalhas que assaltam nas ruas e nos gabinetes, e têm garantida uma omertà nojenta e inviolável. Essa máfia corporativa, acoitada pelo sistema partidário permissivo e impermeável, se sustenta na ignorância, que garante sua reprodução interminável. Assim como favorece a improdutividade que não permite ao país disputar em condições de igualdade a guerra do comércio internacional, a não ser no agronegócio, mercê de uma arrogante ignorância gerencial e da infraestrutura indigente.

Se for incapaz de entender o recado incômodo expresso neste livro, o Brasil será também uma causa perdida.

José Nêumanne
Jornalista, poeta e escritor

 

QUARTA CAPA

Mais um livro de Joaci Góes. Desta feita, o Joaci que vai fundo na carne da vida institucional brasileira. O Joaci que se faz agudo analista da cena institucional cotidiana para dar conta das prioridades constitucionais que as políticas públicas nacionais insistem em ignorar. Que prioridades? Antes de tudo, o combate eficaz à corrupção sistêmica e ao desperdício do dinheiro estatal no financiamento de obras, prestação de serviços e manutenção da máquina pública. Por que essa prioridade das prioridades? Porque o dinheiro que desce pelo ralo da corrupção e do desperdício é precisamente o que vai faltar para a implantação das outras sucessivas prioridades: educação, saúde, segurança pública, serviços igualmente públicos. Setores de que mais depende o bem-estar ou a qualidade de vida de toda a população, especialmente a mais economicamente sacrificada. Lógica meridiana, essa, do fecundo e inspirado autor do presente livro.

Carlos Ayres Britto
Ministro aposentado do STF, no prefácio

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2020 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV