WhatsApp:  (21) 98563-3713
COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

Topbooks 30 anos

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
 
WhatsApp:
(21) 98563-3713
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

AS DUAS ESPANHAS E O BRASIL

Guillermo de La Dehesa
Presidente do Instituto de Empresa de Madri e ex-Secretário de
Estado de Economia da Espanha na gestão de Felipe González

O livro de Tarcísio Costa é de enorme interesse pela análise profunda e bem documentada que faz das relações entre a Espanha e a América Latina e, especialmente, dos vínculos com o Brasil. Por ter acompanhado o tema no exercício de função pública e, mais tarde, também no setor privado, estou convencido de que o traço que distingue as relações entre a Espanha e o Brasil é seu forte amparo nos respectivos setores privados. Isto sem prejuízo dos vínculos cada vez mais estreitos nas áreas política e social, até porque as relações são vistas por ambos os governos como “política de Estado”, traduzida em ampla agenda bilateral e multilateral.

Não causa surpresa o rumo tão promissor que se delineia nos laços entre os dois países. As economias do Brasil e da Espanha hoje estão entre as doze maiores do mundo. Em 2007, o Produto Interno Bruto brasileiro, em termos de paridade de poder de compra, foi o décimo do mundo, e o da Espanha, o décimo segundo. Em valor de mercado, ocuparam posições invertidas, já que o euro se havia valorizado em relação ao dólar mais do que o real.

O Brasil e a Espanha necessitam um do outro, e de maneira crescente. A tendência, de fato, é que as relações ganhem em ritmo e amplitude, muito por conta do que se espera do Brasil. O país pode ser, em 2050, a quarta potência mundial, logo após China, Estados Unidos e Índia, superando a Alemanha antes de 2030 e o Japão até 2040. Estará situado também à frente de México, Rússia e Indonésia.

Felicito o autor pela forma clara e sólida com que expõe as distintas fases da política exterior da Espanha nos últimos cinquenta anos, e o impacto dessa evolução nos laços com o Brasil.

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2020 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV