TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS
A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

Como nascem os Monstros é um intenso e perturbador “romance não ficcional”, na linha de A Sangue Frio, do americano Truman Capote (1924-1984). O diferencial mais forte entre os dois, porém, é que no livro de Rodrigo Nogueira – ex-policial militar, preso desde novembro de 2009 na unidade prisional da PM (antigo BEP / Batalhão Especial Prisional)– a narrativa tem muito de autobiográfica: ele lança mão de suas próprias experiências para contar a história do soldado Rafael, treinado, desde muito jovem, não para policiar, e sim para “eliminar o inimigo” a qualquer custo.

O protagonista inicia sua trajetória na PMERJ como um paladino da justiça, sonhando em “servir e proteger” – como dizia o slogan de propaganda do governo estampado nas fichas de inscrição para o concurso. Aos poucos, a convivência com colegas mais velhos, curtidos no dia a dia da frente de batalha entre polícia e bandido, o transforma em guerrilheiro urbano, livre para saquear territórios conquistados e eliminar pessoas quando julgar conveniente, fomentando o círculo vicioso de violência e morte que tem pontuado as ações policiais na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Fruto de trágica equação – a equivocada política de segurança pública do estado somada a uma formação torta e incipiente nos quartéis da PM –, Rafael começa a seguir o exemplo dos mais graduados e entra num caminho perigoso e cruel, do qual não se tem volta. A primeira lição que aprende é a achacar: o motorista em alta velocidade, ou o que está sem documentos; o filhinho de papai que subiu o morro pra comprar maconha ou cocaína; o marginal especializado em saidinha de banco; o agiota que é também receptador de joias roubadas; os traficantes de drogas, verdadeiros “donos” das favelas. Ninguém vai preso, mas todos pagam o preço acertado para se livrar da cadeia. Daí em diante é ladeira abaixo: protegido sob a mística da farda, nosso “herói”, aquele rapaz idealista que ansiava defender a ordem, passa a mentir, roubar, extorquir, sequestrar e matar – sem compaixão ou remorso.

Numa narrativa crua, veloz e às vezes nauseante, em que o leitor chega a sentir o cheiro de pólvora, o ex-PM tenta explicar o quase inexplicável: como um cidadão comum, que recebeu na infância as noções de certo e errado, ao entrar na Polícia Militar se transforma num monstro sedento de poder, dinheiro e sangue? Quais são os fatores que levam tantos ao abismo após a decisão de assumir a farda? Por que é tão grande o número de policiais criminosos?

Misturando fatos vividos por ele a outros experimentados por colegas de trabalho, com alguns toques de ficção para condimentar essa receita explosiva – e preservar a identidade dos verdadeiros atores – Rodrigo Nogueira consegue, já em sua estreia como escritor, criar uma obra impactante, de aflitiva atualidade. Como nascem os monstros é livro que faz despertar corações e mentes.

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
 
Copyright © Topbooks, 2003 - 2020 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV