COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

CONTINUA a PROMOÇÃO:
livros com descontos
de 25% e 50%.

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

EM BUSCA DE UM MUNDO PERDIDO – MÉTODOS DE FLAUTA DO BARROCO AO SÉCULO XX

Luiz Paulo Horta

Flautista de forte presença no nosso meio musical, Laura Rónai, em plena maturidade artística, resolveu mergulhar no passado para falar dos métodos de ensino da flauta – do Barroco ao século XX. O resultado disso é um texto surpreendente (originalmente tese de doutorado). Duvido que, em outro país, haja alguma coisa referente à flauta que reúna a mesma erudição e o mesmo prazer de leitura.

A surpresa do leitor, ao encontrar este belo tratado, seria menor se soubesse que Laura é filha de Paulo Rónai, escritor húngaro que chegou ao Brasil nos anos 40 e se tornou um de nossos maiores humanistas. É esse tom "humanista" que dá cor própria a este livro, e faz dele muito mais do que uma dissertação doutoral.

Para falar dos métodos de ensino da flauta, Laura mergulhou na história do instrumento – e só isso já produz material fascinante. Estamos acostumados a pensar nos instrumentos como coisas definitivas e acabadas, que tivessem caído do céu quase que por milagre. Mas não é assim: cada instrumento moderno é o ponto de chegada de uma longa evolução; e nada indica que essa evolução esteja congelada.

Laura mostra, por exemplo, o caminho que levou das delicadas flautas barrocas, de madeira, ao instrumento mais poderoso, de metal, usado pelos românticos. Ela explica – citando o ilustre Harnoncourt – que, nesse percurso, há coisas que se ganham e coisas que se perdem. Normalmente, o aumento de força é obtido às custas de uma variedade maior de timbres, sendo isso exatamente o que aconteceu, por exemplo, com o piano. Mas hoje estamos olhando de novo para as épocas passadas; em termos de música, o "antigo" passa a ser uma bela especialidade. E assim estão de volta os artesãos que fazem instrumentos de um modo artístico, que não é mais a produção em série.

De tudo isso dá notícia o ensaio de Laura. Mas ele é muito mais do que isso: aborda as técnicas de interpretação, as escolas de ensino da flauta; e falando desses detalhes, ela nunca deixa de recriar cada época, cada um dos grandes músicos que fizeram da flauta um instrumento de eleição.

O leitor comum sairá desse livro tendo feito uma proveitosa viagem pela história da música e dos estilos musicais. O especialista receberá informações preciosas para sua utilidade prática e seu deleite intelectual. Toda uma lição de história da arte.

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2019 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV