TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS
A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

ENTRE REESCRITAS E ESBOÇOS

Este livro se ocupa em especial de algumas áreas dos estudos literários, como as relações entre escrita e visualidade, a correspondência entre escritores ou ainda os documentos textuais ligados à elaboração de obras literárias, material que, aliás, sugeriu o título. Em certos casos são áreas que se tornaram objeto de renovada abordagem nos últimos tempos.

Produzidos ao longo de vários anos, os artigos que compõem este volume foram, em sua maioria, publicados de modo esparso em revistas ou coletâneas. Há, porém, claros elementos de ligação entre eles, já que na verdade os próprios assuntos tratados por Júlio Castañon Guimarães sugerem diferentes agrupamentos possíveis, em função deste ou daquele aspecto que seja tomado como ponto de aproximação.

Em decorrência do tempo e das circunstâncias de elaboração, numa reunião como esta podem ocorrer tanto mudanças de perspectiva nas abordagens quanto reiterações de elementos entre ensaios que se debruçam sobre diferentes aspectos de um mesmo objeto. O que poderia constituir apenas um percalço relativamente habitual nesses casos, apontando para certa descontinuidade, pode vir a ser encarado de fato também como uma possibilidade de trabalho em que as retomadas permitem desenvolvimentos mais detalhados, incorporação de novos dados ou mesmo ajustes de análise.

Alguns autores, como Augusto de Campos, Francis Ponge e Murilo Mendes, são o objeto principal, ou pelo menos encaminham o desenvolvimento de vários textos deste Entre reescritas e esboços. No caso de Murilo Mendes, por exemplo, que já foi objeto de um ensaio específico do autor, estudam-se aqui tanto certas dimensões mais particularizadas de sua produção quanto situações propostas pela história da publicação de sua obra.

Nos escritos sobre correspondência – questão que organiza um dos núcleos do volume – abordam-se casos específicos como a de Paulo Leminski dirigida a Regis Bonvicino, ou a de Murilo Mendes com Drummond e Lúcio Cardoso; além disso, a correspondência é objeto também como gênero, numa perspectiva histórica mais abrangente, de um artigo no qual dialoga no modernismo brasileiro com outros gêneros.

Envolvendo ainda alguns autores aqui presentes, outros trabalhos se ocupam da relação entre visualidade e escrita, assunto que é abordado, por exemplo, no âmbito da poesia de Augusto de Campos, seja pelo exame de poemas que se organizam visualmente ou que incorporam elementos visuais, seja na consideração da dimensão visual da própria escrita.

Ao lado de tais discussões encontra-se um texto como o que acompanha a presença de Mallarmé na literatura brasileira, desde fins do século XIX e ao longo do século XX. O mapeamento desse trajeto implica uma atenção frequente às relações com as modificações da escrita literária; lembra assim a dimensão histórica subjacente às questões que, entre análises mais microscópicas e percursos mais abrangentes, se vão entrelaçando na sucessão dos capítulos deste livro.

Júlio Castañon Guimarães (1951) publicou os ensaios Territórios/conjunções (Imago, 1993), sobre a obra de Murilo Mendes, e Por que ler Manuel Bandeira (Globo, 2008). Organizou, entre outros livros, a coletânea de estudos Sobre Augusto de Campos, em colaboração com Flora Süssekind (7Letras/FCRB, 2004), e a reunião de textos de imprensa de Gonzaga Duque, Impressões de um amador, em colaboração com Vera Lins (UFMG/FCRB, 2001), além dos volumes Prosa inédita I e II de Manuel Bandeira (Cosac Naify, 2008 e 2009). Sua poesia está reunida em Poemas (Cosac Naify, 2006), a que se seguiu Do que ainda, com pinturas de Manfredo de Souzanetto (Editora Contracapa, 2009).

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
 
Copyright © Topbooks, 2003 - 2020 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV