COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

CONTINUA a PROMOÇÃO:
livros com descontos
de 25% e 50%.

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

FRENTE FRIA E OUTRAS ESTÓRIAS

Adriano Espínola / Rio de Janeiro, junho de 2010

Frente fria e outras estórias, livro de estreia ficcional de Eduardo Junqueira, revela, sem dúvida, um artista já em pleno domínio do seu ofício. Escritor de forte vocação narrativa, sabe como poucos equilibrar-se, nos 25 contos aqui reunidos, entre a invenção e a memória. Suspeito que, se quisesse, poderia urdir, sem dificuldade, narrativas mais longas (novela ou romance), tal o pendor que demonstra para narrar fatos e criar personagens. Não lhe faltam para tanto poder de observação, imaginação recriadora das coisas e dos seres, fluência e riqueza verbal, força expressiva e reflexiva, variação temática, dialogismo e tensão textual, além da capacidade de sedução do leitor, entre outras qualidades.

Neste volume, não obstante, de um modo geral, o grau de literariedade alcançado, algumas estórias se destacam. “Quase Ricardo Reis”, por exemplo, é uma recriação saborosa, algo irônica, do heterônimo de Fernando Pessoa e do personagem de Saramago, aqui representado pela figura do português Antero, que se mete em aventuras amorosas e profissionais várias, no seu país, na África e no Brasil. Em “Edison”, o autor reinventa também com ironia a vida do ex-jogador Dondinho e de seu filho, que não chega a ser o famoso Pelé, mas apenas um vibrante ferroviário, como o pai, além de subverter o resultado histórico da famosa partida entre Brasil e Uruguai, no final da Copa de 1950.

Cito, ainda, “Fantasma no tribunal”, antológica narrativa, de clima kafkiano, ao lado de “A vida como ela deveria ser”, de recorte rodriguiano, também de ótima fatura literária. Deixo, por fim, ao leitor o prazer de descobrir outros contos, igualmente surpreendentes, neste livro de estreia (vitoriosa) de Eduardo Junqueira.

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2019 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV