COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

CONTINUA a PROMOÇÃO:
livros com descontos
de 30% e 50%.

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

JERUSALÉM & SÃO PAULO: A NOVA OTODOXIA JUDAICA EM CENA

Leonardo Senkman
Universidade Hebraica de Jerusalém

O livro de Marta Topel, Jerusalém & São Paulo: a nova ortodoxia judaica em cena , nos convida a descobrir um fenômeno religioso pouco conhecido: a fascinação do judaísmo ortodoxo entre judeus brasileiros laicos que estão à procura do sagrado na sociedade pós-moderna. Mas, à diferença de outras experiências sagradas do mercado brasileiro de bens religiosos, que se desenvolvem em espaços públicos como igrejas e terreiros, os judeus laicos estudados pela autora procuram o sagrado em espaços privados e familiares, atraídos, principalmente, pela palavra dos rabinos doutrinários.

Provida de um rigoroso arcabouço conceitual e metodológico, a autora nos introduz no fenômeno denominado chazará bi'teshuvá, ou retorno ao judaísmo ortodoxo, através de uma interessante pesquisa que, à análise antropológica da religiosidade popular, incorpora os testemunhos pessoais vividos pelos próprios protagonistas. Por um lado, o livro analisa os dilemas éticos que suscita a vida cotidiana em São Paulo e como eles são interpretados pelos rabinos doutrinários; por outro, Topel indaga nas necessidades espirituais de homens e mulheres inconformados em viver numa civilização hedonista e materialista, desprovida de valores, e ávidos em descobrir na tradição judaica um sentido para preencher suas vidas "vazias". O mundo dos novos ortodoxos paulistanos nos é revelado na amena descrição da antropóloga, através de suas sinagogas, centros de estudos, mikves, oferta de produtos kasher, celebração do shabat e da experiência espiritual despertada pela gastronomia judaica em casas de rabinos, mas, também, nas sorvetadas e pizzadas freqüentadas por jovens.

O livro todo é um valioso intento de dar resposta à instigante questão de por que as novas gerações de judeus procuram a ortodoxia no afã de encontrar respostas a interrogantes existenciais e éticos característicos da sociedade contemporânea, globalizada e desenraizada. Comparando experiências similares nos Estados Unidos e em Israel, a pesquisadora consegue revelar a especificidade do despertar espiritual dos chozrim bi'teshuvá brasileiros.

O leitor encontrará neste fascinante livro de Marta Topel chaves iniludíveis para compreender o poder da palavra talmúdica no discurso de uma das religiões axiais da Civilização, ao mesmo tempo em que se confrontará com uma resposta religiosa brasileira da qual estão ausentes sincretismos e hibridismos. Texto imprescindível para o público interessado no fenômeno da religiosidade popular contemporânea.

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2019 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV