COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

CONTINUA a PROMOÇÃO:
livros com descontos
de 25% e 50%.

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

NORMAS DA LIBERDADE

Existe um sério problema com a doutrina liberal. Como justificar a organização política da sociedade com base em valores liberais se o fundamento do liberalismo como doutrina política está, precisamente, em negar legitimidade para a imposição de valores à sociedade pelo poder político? Com este Normas da liberdade, os autores se propõem a resolver o dilema sem jogar fora o bebê junto com a água do banho.

Ou seja: diferentemente de outras tentativas de justificar uma ordem liberal que abrem mão do princípio fundamental daquele tipo de ordem, os professores Douglas Den Uyl e Douglas Rasmussen buscam em uma teoria ética explicar por que a atividade de gerir a sociedade politicamente organizada não deve ser confundida com a atividade de edificação moral dos indivíduos.

Essa filosofia moral é o perfeccionismo neoaristotélico. Mas é mais do que isso. Para os autores, não somente a ideia de que o florescimento individual, a busca da felicidade pela plena realização das potencialidades individuais deve ser entendida como nosso melhor compasso moral como, com este ensaio, defendem a tese de que a função da sociedade é propiciar condições para que seus membros possam realizar o máximo do seu potencial. Então, argumentam eles, é precisamente em uma ética perfeccionista que se deve buscar a melhor justificativa para uma doutrina política não perfeccionista como é a doutrina liberal.

Admitem os autores que o perfeccionismo aristotélico pode ser analisado de uma forma "comunitária", não individualista como a interpretação que eles adotam; um dos desafios enfrentados com esse livro é demonstrar a superior validade dessa interpretação, e para isso os autores estão maravilhosamente bem equipados.

Os últimos 50 anos têm presenciado o desenvolvimento vigoroso de diversas filosofias morais, muitas vezes com prescrições diametralmente opostas. Entre essas correntes de pensamento ético, um renovado interesse pelo realismo moderado de Aristóteles, interpretado à luz dos avanços filosóficos da modernidade no Ocidente, tem sido um dos mais interessantes fenômenos, justamente por suas profundas implicações políticas; e se é verdade que uma vertente mais "coletivista" dessa corrente, representada por Amartya Sen e Martha Nussbaum, tem capturado a atenção de pessoas interessadas no tema da justificação moral da ação política, não é menos verdade que entre os maiores expoentes da vertente "individualista" do neoaristotelismo estão Douglas Den Uyl e Douglas Rasmussen.

 

OPINIÕES:

Normas da liberdade é um dos mais importantes trabalhos sobre liberalismo da atualidade. O fato de os indivíduos possuírem diferentes visões sobre o bem-estar impõe um dilema fundamental à filosofia política moderna. Os liberais, em geral, adotam uma postura de neutralidade moral, que evoca o relativismo, subjetivismo ou ceticismo, enquanto seus oponentes defendem uma substancial visão ética às custas da liberdade individual. Rasmunssen e Den Uyl apresentam uma solução brilhante ao fazerem uma distinção entre os princípios normativos que guiam a conduta moral individual e os princípios metanormativos que afetam a legislação. Eles argumentam convincentemente que a ética perfeccionista neoaristotélica pode apoiar a política neoliberal não-perfeccionista”.

FRED D. MILLER JR.
Social Philosophy and Policy Center, Bowling Green State University

“Sem dúvida essa é uma das maiores e mais significativas contribuições da tradição liberal à filosofia política. Um trabalho que sintetiza uma grande extensão da literatura e também oferece uma visão original do assunto, além de provocar uma discussão renovada sobre o que é realmente o caráter do liberalismo”.

TIMOTHY FULLER
Colorado College

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2019 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV