COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

CONTINUA a PROMOÇÃO:
livros com descontos
de 25% e 50%.

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

O LABIRINTO DE ORFEU

Ao lado do acervo de 146 sonetos do próprio autor, este livro permite uma dupla leitura: para os interessados e curiosos, um agradável passeio sobre como se escreve poesia, enriquecido pela diversidade das citações; para os estudiosos, um vasto material de reflexão sobre os procedimentos da construção de um poema, e não apenas do soneto, que constitui, no entanto, seu objetivo principal.

Em O LABIRINTO DE ORFEU, o autor reafirma as qualidades de pesquisador já evidenciadas em Gregório de Matos, o Boca de Brasa: um estudo de plágio e criação intertextual (Petrópolis, Vozes, 1985), referência nacional no estudo da poesia barroca.

De forma convincente e objetiva, ele evidencia aqui a importância da poesia na vida humana, mostrando-a associada aos momentos de alegria e de tristeza, às práticas de trabalho e do quotidiano, às manifestações do misticismo e da religião, à luta política contra a opressão, e até mesmo na guerra, como instrumento de combate ao militarismo e à tirania. Por esse aspecto, é livro único.

JOÃO CARLOS TEIXEIRA GOMES analisa ainda os principais recursos usados na elaboração da poesia, a função da rima, da estrofe, o prestígio do decassílabo, o apogeu e o declínio do soneto, o uso do verso livre e o papel das vanguardas, munido de documentação que resulta de colheita pessoal exclusiva.

Já os sonetos, de temática variada, e sobre cuja elaboração o autor também discorre, incluem-se numa tradição que Teixeira Gomes iniciou com Ciclo Imaginário, doze sonetos dedicados aos meses do ano (Salvador, Arpoador, 1975). Entre a sua produção poética destacam-se, igualmente, O Domador de Gafanhotos (Salvador, Fundação Cultural da Bahia,1976) e A Esfinge Contemplada (Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1988).

Como crítico literário, publicou Camões Contestador (Salvador, FCE, 1978) e A Tempestade Engarrafada (Salvador, Empresa Gráfica, 1995). Contista, é de sua autoria O Telefone dos Mortos (Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1997). Lançou também o romance histórico Assassinos da Liberdade (Salvador, Assembléia Legislativa da Bahia, 2008) e a biografia Glauber Rocha, esse vulcão (Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1997), com prefácio de João Ubaldo Ribeiro.

Jornalista profissional, editorialista e editor-chefe do Jornal da Bahia, um de seus livros nacionais de maior repercussão foi o relato da luta que travou, por seis anos, contra o então governador baiano Antônio Carlos Magalhães, durante a ditadura militar, expressa com detalhes em Memórias das Trevas (São Paulo, Geração Editorial, 2001). Por essa obra em defesa da liberdade de imprensa – autêntico libelo contra o atraso político da Bahia e do Brasil – ganhou o apelido de “Pena de Aço”.

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2019 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV