WhatsApp:  (21) 98563-3713
COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

Topbooks 30 anos

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
 
WhatsApp:
(21) 98563-3713
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

"O ANO LITERÁRIO", de Wilson Martins

Miguel Sanches Neto

Num momento em que a crítica é exercida majoritariamente pelos próprios escritores ou por professores universitários (dentro e fora da academia), Wilson Martins (1921) ocupa um lugar único em nossa vida literária. Crítico de jornal desde 1942, com coluna semanal — pois é na regularidade das leituras e das avaliações que se configura o texto crítico —, Wilson Martins é, sem nenhuma dúvida, o maior leitor da história brasileira.

Mesmo tendo escrito ensaios fundamentais, como os sete volumes da História da inteligência brasileira, painel insuperável das manifestações intelectuais do país, o que caracteriza o pensamento deste autor é uma gramática crítica. Ele lê o Brasil de forma metonímica, a partir dos lançamentos, sem propor estruturas analíticas artificiais, e sim vendo em cada obra a identidade da nação.

E este é outro diferencial de Wilson Martins. Enquanto a grande maioria das pessoas que escrevem sobre livros volta-se ou para autores estrangeiros ou, quando se dignam a tratar do produtor nacional, para os modismos das metrópoles, o nosso crítico se mantém fiel a um continuum de manifestações culturais, confrontando a produção do momento com nossos grandes textos, vendo-a além do breve instante de seu surgimento.

Conhecendo a literatura brasileira com a profundidade de um scholar e usando a linguagem própria de quem escreve em jornal, dono de um olhar desmitificador e de um humor impiedoso, Wilson Martins não se intimida diante de nada, e segue, na altura de seus 84 anos, 63 deles dedicados ao ofício, sinalizando o mar bravio de nossa vida artística e intelectual.

Finda a série de 15 volumes de seus Pontos de vista (T.A. Queiroz – 1991-2004), que cobriu o período de 1954 a 1999, a Topbooks passa a publicar O ano literário, reunião de seus artigos de crítica surgidos a partir do ano 2000. Esta nova série será um valioso complemento das idéias deste escritor que já produziu trabalhos definitivos sobre vários assuntos. Destacam-se, entre eles, além desta enciclopédia sobre o Brasil que é a História da inteligência brasileira, os dois volumes de A crítica literária no Brasil (Francisco Alves, 2002), verdadeiro quadro da produção no gênero entre nós; A idéia modernista (Topbooks, 2002), ensaio didático sobre o movimento modernista, e Um Brasil diferente, estudos sobre o polígono racial na composição do elemento sulino.

Em todas estas obras há sempre o desejo de entender o país, não a partir de teorias ou ideologias importadas, mas se valendo das idéias veiculadas no mundo editorial, que são a mais realista tradução de um povo. Sua informação, porém, não se restringe aos nossos limites territoriais. Com formação internacional, ele esbanja conhecimento em A palavra escrita (Ática, 1996), tratado histórico sobre a presença da linguagem no mundo civilizado.

Se a regra, em nossa tradição, é o crítico de rodapé abandonar a difícil carreira no meio de caminho, dando lugar ao ensaísta, distante das questões mais latentes, Wilson Martins também aqui é exceção. Sem nenhum projeto de interromper suas atividades, ele continua sendo sinônimo de crítico. Atuante e surpreendente. Destemido e audaz. Independente e informado. Um dos poucos que escrevem não em benefício de si próprio, mas da literatura.

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2020 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV