COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

CONTINUA a PROMOÇÃO:
livros com descontos
de 25% e 50%.

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

O BRASIL DO NORDESTE - RIQUEZAS CULTURAIS E DISPARIDADES SOCIAIS

Há muitas e diferenciadas formas de ver, perceber e entender o Nordeste brasileiro, quase todas inconclusas diante da contraditória convivência entre riquezas, grandes potenciais irrealizados e a altíssima desigualdade que se perpetua, atravessando diferentes gerações e governos. Tem razão, mais uma vez, o sempre atual e insubstituível Celso Furtado – que abre, em epígrafe, este livro – quando diz que “o Nordeste é o espelho que reflete a imagem do Brasil em sua mais brutal nitidez”.

Esse universo poucas vezes esteve tão bem representado quanto no verdadeiro mergulho na realidade regional e no excelente trabalho de pesquisa empreendidos por Patrick Howlett Martin, de tal modo apaixonado pelo Brasil que é quase impossível perceber onde se situa o tênue limite a separar o fino diplomata francês da alma genuinamente brasileira.

Não se trata, como pode parecer à primeira vista, de mais uma abordagem sociológica sobre a região, suas heranças e seus haveres, embora cada uma delas lá esteja em consistente perspectiva. Nem tampouco se resume ou se circunscreve ao renitente drama da pobreza que assola o país, sobretudo nas suas regiões mais fragilizadas.

Se não se omite perante as graves distorções acumuladas e problemas que se renovam na contemporaneidade, esta obra busca, da mesma forma, reconhecer as diversas experiências bem-sucedidas das instituições públicas e da sociedade civil na reversão da agenda negativa que preponderou sobre a região por anos a fio, subordinando-a injustamente, tantas vezes, à posição de mero estuário da benemerência do Estado nacional.

Lendo com atenção diversos capítulos desse verdadeiro compêndio sobre o Nordeste do nosso tempo, fica claro que só depois de quase duas décadas de mudanças – a redemocratização, a Constituinte de 88, as reformas econômicas dos anos 90 e o adensamento das políticas sociais a partir dos anos 2000 – é que começamos a criar as verdadeiras condições necessárias para um efetivo balizamento do processo de desenvolvimento nacional, cuja variável mais importante sempre foi o Nordeste.

Nunca é demais lembrar que o importante salto de qualidade da região resulta dos esforços contínuos de quatro ciclos de governo, que nos legaram a perspectiva de crescimento sustentado com uma melhor distribuição de renda e de acesso mais amplo às políticas públicas, aos bens econômicos e sociais. É certo que ainda falta um longo e penoso percurso para, finalmente, terminarmos a travessia para outro patamar de desenvolvimento. Mas a direção e as bases fundamentais foram lançadas de forma correta.

Pelas páginas desse cuidadoso ensaio o leitor poderá conhecer as características únicas da vida política nordestina, ressaltando a presença marcante de suas lideranças na nossa história recente e um amplo painel sobre questões sociais relevantes, como a violência, a pobreza, o turismo sexual, a prostituição infantil e a discriminação racial, entre outras. Passamos ainda pela paisagem incomparável do turismo, a densidade da cultura regional e as experiências exitosas da cooperação internacional. Na segunda parte, o livro nos lega o retrato de cada um dos estados nordestinos e suas peculiaridades.

Gestado com uma visão generosamente ampliada, O Brasil do Nordeste ultrapassa seu objetivo inaugural de visitar um cenário regional de forma diferenciada, oferecendo-nos, na verdade, a oportunidade inédita de percorrer parte importante das raízes da formação da brasilidade, atualizando-as para os nossos dias.

Ao dar dimensão e concretude aos desafios com os quais se defrontam os nove estados que compõem a região, onde vive cerca de um terço da população nacional, o amigo e diplomata Patrick Howlett Martin nos sinaliza adiante: não haverá um novo Brasil sem que floresça, antes, um novo Nordeste.

Aecio Neves
Senador da República

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2019 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV