COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

CONTINUA a PROMOÇÃO:
livros com descontos
de 30% e 50%.

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

O FUTURO DA INTERNET - O MUNDO DA DÚVIDA

Jorge Oliveira

Na leitura deste livro, minha primeira reação foi de susto, perplexidade. Já ouvira falar do avanço da tecnologia digital e de sua mistura de siglas pouco conhecidas dos leigos, tais como IA (Inteligência Artificial) e TI (Tecnologia da Informação), mas não sabia que essas coisas andavam com tanta velocidade. Andam tão rápido que você não se surpreenderá se, ao fim desse texto, um nerd, em alguma sala apertada, tenha descoberto algo capaz de alterar o destino da humanidade. É assim que corre a informação: a passos largos e apressados, mudando os hábitos e criando facilidades para que o mundo fique menor e alcançável. É a tal da globalização, que se incorporou ao convívio dos mortais e é manipulada facilmente, sem exagero nenhum, pelas crianças que já nascem envolvidas na modernidade dos algoritmos e singularidades que formam a linguagem do computador.

O futuro da internet – o mundo da dúvida é uma obra rara nesse meio, pois foi pensada e escrita por quem até pouco tempo usava o computador apenas para escrever, como fazem milhares de pessoas diariamente. Determinado em tudo que faz, o autor iniciou-se no mundo digital como um curioso que, pouco a pouco, vai desbravando o desconhecido em busca de decifrar os segredos de uma tecnologia que está virando o planeta de pernas para o ar. E este livro é a prova de que tudo deu certo nessa minuciosa pesquisa, graças à competência do baiano dublê de carioca que tem realizado, com êxito, tarefas difíceis em sua carreira profissional, o que o coloca na galeria dos mais conceituados jornalistas do país.

Este estudo é baseado na experiência e no conhecimento apreendido em dezenas de livros que consultou para analisar, com rara eficiência, o que se passa hoje na informação digital pelo mundo. Didático e coloquial, Hildeberto Aleluia aprofunda-se no diagnóstico do presente e do futuro da informação da mídia mundial e nos caminhos que estão levando à falência a imprensa de Gutemberg. O autor chama a atenção ao fazer colocações reais, consubstanciadas, sobre a substituição do papel pelo meio virtual. Analisa com muita propriedade e – por que não dizer? – com ousadia o recuo das mídias tradicionais, e o avanço da internet e das redes sociais como instrumentos ágeis da informação em tempo real. Como poucos, Aleluia conseguiu ultrapassar a barreira que separa o leigo dos experts para revelar, de forma clara e objetiva, as transformações do mundo com o advento da internet e das mídias sociais.

É prazeroso saber que, enquanto alguns jornalistas se acomodam, ele continua em constante atividade, desvendando os mistérios das engrenagens virtuais. Mas quem tem o privilégio, como é o meu caso, da convivência saudável de quarenta anos com esse atrevido e perspicaz homem de imprensa não se surpreende com a sagacidade e o entusiasmo do também professor universitário, que passou por todos os grandes jornais do eixo Rio-São Paulo e assessorou as mais ilustres personalidades da República nas últimas décadas, sempre com dedicação e competência, marcas registradas do seu trabalho profissional, tanto nas redações como nas consultorias e assessorias de imprensa.

A curiosidade por tais informações privilegiadas certamente levará o leitor a devorar, como faminto, página por página deste livro. A leitura fácil e objetiva decifra os enigmas da tecnologia da velocidade da notícia e nos remete a questionamentos até então encubados nas entrelinhas do mundo virtual. Normalmente, assuntos como esses são escritos por especialistas familiarizados com as engenhocas da computação, mas não se trata, aqui, de um livro técnico. O autor se propõe tão somente a fazer uma análise da mídia com o objetivo de levar aos leitores, universitários da comunicação e curiosos em geral, os questionamentos de um mundo que, mais cedo do que se espera, vai transformar a tinta e o papel, instrumentos milenares da escrita, em peças de museu. (Atenção: isso já pode estar acontecendo!)

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2019 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV