COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

CONTINUA a PROMOÇÃO:
livros com descontos
de 25% e 50%.

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

O QUE SEI DE LULA

Flávio Tavares

Toda biografia é um retrato. Nem todas as biografias, porém, radiografam as entranhas. E quase nenhuma biografia perscruta o retratado com um telescópio, para entendê-lo na vida e no mundo.

Este livro tenta tudo isso. Com a agilidade do repórter e com a sensibilidade do poeta que é, José Nêumanne Pinto conta aqui o que conhece e o que viu de Luiz Inácio da Silva, indo ao fundo de coisas que ninguém contou e que tornaram possível o nascimento de Lula dirigente sindical e líder político. Como grande retrato, mostra luz e sombra. O sertanejo criado no ABC paulista aparece em todas as contradições que marcam sua vida – desde as duas datas de nascimento (a oficial e a real) até os dualismos e paradoxos do reinado presidencial, em que teve os votos e aplausos dos pobres para proteger e mimar ricos banqueiros e grandes empresas.

Mais do que a análise do personagem, aqui se revelam detalhes desconhecidos ou ocultos de sua vida. Aqui está a reunião em que um emissário do general Golbery do Couto e Silva, fundador do SNI, vai a São Paulo relatar a Lula (em plena ditadura) os planos de “abertura política” do general João Figueiredo, e o jovem líder sindical lhe responde, com desdém, que não está interessado nisso, mas “apenas no direito de greve”.

Além de contar dos caminhos tortuosos e cheios de lama trilhados por Lula no poder, o livro penetra na sua capacidade de fingir que ignora os males e só sabe do bem. E faz entender como (na crista da corrupção do “mensalão”) ele se transforma de presidente quase deposto em 2005 ao reeleito com folga em 2006, como se nada tivesse ocorrido.

Aqui está o prestidigitador da palavra, que assimila em minutos as noções daquilo que ignora e as lança em público como criação própria, sem que se perceba que vomita algo que recém ingeriu ou bebeu, e que não é dele.

Pode-se divergir de muitas conclusões de José Nêumanne, mas até na divergência elas lançam luz sobre o homem que se gaba de não ter curso algum, como se ignorar fosse virtude a exibir, não carência a redimir.

Este livro redime a figura de Lula da Silva da visão grandiloquente que lhe dá a propaganda e da sua contrapartida – a visão pequena que faz dele um pigmeu aventureiro e triunfante entre os velhos gigantes-pigmeus da política.

Neste livro de retratos sucessivos, Nêumanne é antes de tudo um retratista: como um telescópio, a lente grande-angular abarca a totalidade, para descer às minúcias que só o microscópio capta.

Por isso, aqui, a luz provoca tanta sombra.

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2019 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV