COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

CONTINUA a PROMOÇÃO:
livros com descontos
de 25% e 50%.

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

OK ROBERTO. VOCÊ VENCEU! - O PENSAMENTO ECONÔMICO DE ROBERTO CAMPOS

 

ROBERTO CAMPOS foi um dos mais brilhantes e cultos brasileiros do século XX. Mostrou-se incansável na busca de soluções para transformar o Brasil em uma economia capitalista democrática de mercado.

 

Campos não produziu uma obra acadêmica sobre economia, mas deixou um vasto conhecimento teórico relacionado às políticas de desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Este ensaio teve como objetivo organizar os fundamentos do pensamento econômico de Roberto Campos no período mais profícuo da sua atuação como ministro do Planejamento. Ele foi intelectualmente mais sofisticado e culto que os proponentes cepalinos do processo de industrialização nacional.

 

No seu entender, a industrialização era necessária porém não suficiente para promover a prosperidade econômica. Ela seria exitosa se concebida para competir globalmente. Segundo sua visão, a completude do desenvolvimento equilibrado ocorreria por meio de um conjunto de políticas e medidas institucionais articuladas ao processo de financiamento da expansão tanto da indústria como dos demais setores (o agrícola e os serviços vinculados à industrialização). O financiamento dar-se-ia pelo mercado de capitais, jamais com recursos do Tesouro Nacional, como fez o ex-presidente Juscelino Kubitschek.

 

Campos manteve no seu ideário as prerrogativas básicas do desenvolvimento socioeconômico, ressaltando as premissas do crescimento sustentável: a qualidade do capital humano e do capital físico, financiamento do crescimento não inflacionário, capitalismo de mercado democrático e eliminação das desigualdades sociais – todos esses propósitos atrelados à segurança da prosperidade. Nesse sentido, ele foi voz única.

 

Este estudo concentra-se no período mais fértil das realizações de Roberto Campos (1964-66), que possibilitou a exuberância do crescimento acelerado entre 1967 e 1973: feito que nunca mais se repetiu. No capítulo sobre as memórias dos amigos de Roberto Campos, o ex-presidente da República do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, enfatiza que, no período em que foram senadores da República, debateram e divergiram muito. Embora se encontrassem em lados opostos ideologicamente, FHC afirma: “Eram outros tempos, mas Campos estava certo”. O ex-secretário de Estado dos Estados Unidos, Henry Kissinger, considerava-o um dos homens mais notáveis que conheceu.

 

Até o fim da vida, Campos se opôs ao autoritarismo dos militares da “linha dura” e ao atraso das políticas xenófobas de desenvolvimento. Sempre manteve a coerência intelectual e o inquebrantável desejo de semear as bases da liberdade democrática e da eficiência da economia de livre mercado. Sua formulação de política de desenvolvimento para o Brasil permanece intacta. Seus ensinamentos são atuais e sua crença no Brasil é inspiradora.

 

OPINIÕES

 

Roberto Campos foi um dos mais controversos e brilhantes economistas brasileiros. Suas ideias podem ser criticadas ou endossadas, mas jamais ignoradas. A nova biografia de Campos por Ernesto Lozardo traz à tona, de forma pungente, sua rica personalidade como teórico e como formulador de políticas.

Professor Mauro Boianovsky / UNB

 

A profundidade da pesquisa permite compreender toda a genialidade de Roberto Campos: visão neoliberal do desenvolvimento em contraste com o “estruturalismo”cepalino que dominou a política econômica na América Latina durante muitos anos. Mais do que uma sofisticada biografia, este livro é, na verdade, estudo inédito sobre as transformações econômicas do Brasil no período crítico de 1964-1973. Ele estava, sim, à frente de seu tempo.

Professor Carlos Geraldo Langoni / FGV

 

Roberto Campos perseguia sempre o rigor intelectual naquilo que fazia, inclusive na vida com a política pública, algo raro ainda hoje. Este belo e oportuno livro joga luz na obra do admirável brasileiro. É leitura obrigatória para os interessados em entender a política do desenvolvimento econômico no Brasil, e para todos aqueles comprometidos com a busca por melhores dias para nosso país.

Professor Jorge Arbache / UNB

 

Roberto Campos foi um dos mais destacados brasileiros do século XX. Verdadeiro ídolo dos que, como nós, são amantes da liberdade de escolha, foi duramente combatido pelos inimigos do capitalismo. Como economista, diplomata, político e escritor, deixou extraordinárias contribuições a serem seguidas pelas futuras gerações. O livro de Ernesto Lozardo contribui para manter viva a memória desse excepcional brasileiro, o que é mais relevante ainda num país que não costuma dar importância à sua história e aos seus heróis.

Professor Roberto Castello Branco / FGV

 

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2019 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV