COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

CONTINUA a PROMOÇÃO:
livros com descontos
de 25% e 50%.

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

"OS FRANCESES NO MARANHÃO", DE VASCO MARIZ E LUCIEN PROVENÇAL

Evaldo Cabral de Mello

Este livro de VASCO MARIZ e LUCIEN PROVENÇAL vem trazer contribuição oportuna aos estudos sobre a segunda tentativa francesa de instalar-se nas possessões americanas do rei de Portugal. A historiografia da presença francesa no Maranhão, em começos do século XVII, foi sempre a prima pobre da historiografia da presença francesa no Rio de Janeiro, cerca de meio século antes. E, contudo, a França Equinocial não representa uma experiência menos rica e significativa do que a França Antártica. Se esta nos deu o testemunho de Jean de Léry, o episódio maranhense legou aos historiadores e aos antropólogos as narrativas de Claude d’ Abbeville e de Yves d’ Évreux.

Se uma fundou o Rio de Janeiro, a outra deu o nome à cidade de São Luís, que ficou definitivamente associada – com ou sem razão – aos grandes reis Bourbon do século XVII. A atenção maior que a França Antártica atrai entre nós resultou, principalmente, do papel que, séculos depois, o Rio de Janeiro viria a desempenhar na história brasileira como capital do Império e da República.

No decurso de uma longa carreira diplomática, que o levou a vários postos na Europa e na América, Vasco Mariz não se contentou em cumprir com as obrigações da função. Recusando-se a sacrificar o melhor do seu tempo à liturgia insossa da vida diplomática, dedicou-se com afinco aos estudos de musicologia e de história da música, que cultiva desde muito jovem, antes mesmo de ingressar na casa do barão do Rio Branco. Nessa área, ele tem respeitável bibliografia, onde ressaltam, para citar apenas alguns títulos, o Dicionário biobibliográfico musical, A canção de câmara no Brasil, A canção brasileira, História da música no Brasil, Música clássica brasileira e a biografia de Villa-Lobos (traduzida para o inglês, francês, italiano, russo e castelhano).

Nos últimos anos, Mariz emigrou de sua área de especialização para adentrar na história das relações entre a França e o Brasil desde os remotos princípios do século XVI, quando os franceses começaram a aparecer nas nossas costas, a emprenhar índias e exportar pau-brasil. Com Lucien Provençal, oficial da Marinha francesa, publicou no ano 2000 Villegagnon e a França Antártica, e em 2006 uma coletânea de estudos intitulada Relações históricas Brasil-França no período colonial. Reuniu igualmente em livros seus estudos históricos. OS FRANCESES NO MARANHÃO, que o leitor tem agora em mãos, é a conclusão deste périplo historiográfico em que os autores exploram, passo a passo, as peripécias da ocupação francesa naquela parte do Brasil.

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2019 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV