TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS
A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

PELA MOLDURA DA JANELA

Escrever é uma atividade silenciosa e solitária que exige reflexão e conhecimento dos sentimentos fundamentais da alma humana, pois, através da transformação da palavra usual em linguagem literária, cenas do cotidiano e pessoas comuns revelam-se originais e surpreendentes.

Em seu texto “Escritores criativos e devaneios”, Freud tentou analisar o processo de criação literária a partir da indagação: “...de que fontes esse estranho ser, o escritor criativo, retira seu material, e como consegue impressionar-nos com o mesmo, e despertar-nos emoções...”. E concluiu afirmando que “o escritor faz o mesmo que a criança que brinca”.

Este novo livro de contos da escritora Lourdinha Leite Barbosa é fruto de uma “brincadeira” estética que exigiu muito engenho e arte, muito diálogo interno e refinado senso de percepção. Em cada novo conto transparece sua habilidade de construir personagens, desembaraçar mistérios e desenredar sentimentos. Sua matéria-prima são as vivências e as relações dos sujeitos com seus objetos internos e externos.

Lourdinha é capaz de mergulhar fundo para em seguida voltar à tona. Fui sua companheira em vários mergulhos simbólicos e pude constatar que, a cada vez que ela emerge, volta renovada, trazendo novos pensamentos e ideias apuradas. Daí a um novo livro – como este Pela moldura da janela – é só uma questão de tempo.

Assim ela caminha e vai deixando sua marca, não só como contista, ensaísta e autora de artigos publicados em livros e revistas especializadas, mas também como renomada professora de literatura e língua portuguesa. Além disso, fez um excelente trabalho durante o período em que presidiu a Academia de Letras e Artes do Nordeste / Ceará e, juntamente com os acadêmicos, criou a revista Urupema, da qual foi editora.

Winnicott também se interessou pela atividade lúdica que, segundo ele, é “necessária ao artista” e está presente em qualquer pessoa que invente possibilidades de interpretar diferentes situações. Convido, então, os leitores a tornarem-se coautores desta “brincadeira” de transfigurar a realidade através da invenção.

Beatriz Jucá / Psicóloga

Os contos desse livro [Prêmio Milton Martins, da Academia Cearense de Letras] são a aventura do humano. Os aparentemente pequenos — no entanto, intensos — dramas existenciais motivam os enredos, fornecem o tom com que se revestirá cada narrativa. A linguagem surge naturalmente bem-cuidada; as palavras, postas no corpo das frases, deixam exalar musicalidade, ritmos que nos emocionam, que nos põem em deleite.

Laéria Fontenele / Psicanalista e professora do Curso de Psicologia da UFC, em nota introdutória a este livro

É principalmente a alma feminina que se encontra no centro das atenções da autora: é a grandeza trágica da condição de ser mulher. (...) Quase sempre uma mulher que luta e encontra uma saída e um novo motivo para continuar a viver. É justamente nas narrativas que expressam a condição feminina que a sensibilidade criadora de Lourdinha Leite Barbosa mais se patenteia.

Vicência Maria Freitas Jaguaribe / Professora da Universidade Estadual do Ceará, sobre livro anterior da autora

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
 
Copyright © Topbooks, 2003 - 2020 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV