COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

CONTINUA a PROMOÇÃO:
livros com descontos
de 25% e 50%.

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

"UM MUNDO PARALELO", DE MASAYUKI FUKASAWA

Este livro já mereceu dois prêmios literários e permite aos leitores partilharem do cotidiano de muitos que, premidos pelas circunstâncias, vão ganhar o seu sustento em terras estranhas, com suas tristezas, sofrimentos, angústias e alegrias.

O autor e sua mulher, que viviam no Brasil, voltaram para sua terra natal e foram conviver com brasileiros e trabalhadores estrangeiros, labutando como eles, numa cidade conhecida como “dos brasileiros", Oizumi, província de Gunma, Japão.

O livro fornece o cenário realista dos acontecimentos. Não é uma ficção, mas um retrato. O olhar desenvolvido com a experiência de um jornalista, somado aos conhecimentos de sociologia, permitiu ao autor captar os muitos dramas humanos que se desenrolaram, cobrando um alto custo dos envolvidos.

A mídia fala dos dekasseguis, pesquisas estão sendo publicadas, mas o cotidiano de suas vidas ainda é pouco conhecido. A convivência de um casal com eles fornece novos prismas de observação, sugerindo que existem alguns mitos nas versões correntes.

Atribui se parte substancial das dificuldades dos dekasseguis ao desconhecimento da língua e dos costumes locais. Alguns casos relatados indicam que todos que não se ajustam aos rígidos padrões de comportamento dos japoneses são discriminados socialmente, mesmo entre eles.

É dramático quando se constata que, na volta de muitos deles ao Brasil, os problemas são superiores aos dos ajustamentos em terras estranhas. E, tudo indica, não se restrigem aos que vão trabalhar no Japão, mas também nos Estados Unidos, Europa e outras localidades, passando a ser um drama humano universal dos imigrantes.


O autor, o sociólogo e jornalista japonês Masayuki Fukasawa, 36 anos, nasceu na Província de Shizuoka e completou seus estudos na Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade de Mie, Japão. Como relata neste livro, trabalhou no Japão numa época em que a economia japonesa passava por grande prosperidade. Era a "bolha", quando a cifra de milhões de dólares era corriqueira em qualquer negócio. Como Fukasawa sempre teve curiosidade sobre a forma de viver em outros países, veio para o Brasil em 1992, para trabalhar como jornalista.

Conheceu a vida do bairro oriental da Liberdade, em São Paulo. Acabou casando-se com Masako, interessada na música brasileira. Em 1995, o casal decidiu retornar ao Japão. Tinham interesse em conhecer a vida dos dekasseguis naquele país. E lá viveram, convivendo com os trabalhadores estrangeiros por cerca de três anos e meio, como se fossem dois deles. Participaram do cotidiano destes brasileiros no exterior, seus sofrimentos, suas tristezas e alegrias.

Esta valiosa experiência tornou se a base deste livro, e agora pode ser partilhada com os leitores. Esta versão foi traduzida para o português e atualizada até o momento da comemoração do pentacampeonato mundial da seleção brasileira de futebol no Japão.

O livro foi publicado em japonês, no Japão, pela editora Ushio. Recebeu o prêmio de melhor livro não ficção no Concurso Literário daquela editora, em junho de 1999. Recebeu, ainda, o Prêmio Literário da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, em outubro de 2000.

O casal voltou a morar no Brasil em abril de 2001.

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2019 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV