COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

CONTINUA a PROMOÇÃO:
livros com descontos
de 25% e 50%.

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO APRESENTAÇÃO
 
 
 
Instagram
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

VIDAS DE ROMANCE

Francisco Foot Hardman

Mil flores para Madame Chrysanthème. Um busto de bronze para Francisca Júlia, a Musa Impassível. Essas e outras tantas mulheres escritoras povoam as páginas de Vidas de Romance, que a socióloga da cultura Maria de Lourdes Eleutério ora aqui nos descortina. Páginas admiráveis, sob múltiplos aspectos. Ao adentrarmos nesse universo predominantemente feminino, escapam-nos, por um momento, as referências de tempo e lugar. De onde falam essas vozes? Desde quando desapareceram? Porque, de fato, à exceção certamente da mui reverenciada Júlia Lopes de Almeida, as mulheres que atuaram como poetas, dramaturgas, ficcionistas ou ensaístas, nesses bastidores indevassáveis de nossa história literária, estiveram sempre à beira do silêncio imposto pelas forças dominantes do capital cultural. Se não fosse o esforço de pesquisadoras como a autora deste livro, é possível que suas atrizes-personagens já tivessem soçobrado no “abatedouro da literatura”, que é como tem sido chamado por Franco Moretti esse efeito colateral obrigatório do processo de produção de autores-obras canônicos.

A Malu Eleutério não faltaram energia e talento nessa operação de busca e salva-vidas. Em sua pesquisa soube reunir, com audácia mas equilíbrio, os apetrechos da historiadora meticulosa, da biógrafa incansável, da socióloga vigilante e da crítica fina, resultando daí um texto original pela informação abundante que proporciona e as narrativas incomuns a que nos conduz.

Aos homens, neste livro, reserva-se o honroso posto de coadjuvantes, seja como irmãos, maridos, pais, filhos, amantes ou amados, na complexa rede de relações que compõem o sistema de poder cultural e literário. Coadjuvantes, mesmo no caso de alguns escritores famosos, intelectuais e políticos de peso. Que, afora raríssimas exceções, sempre repudiaram em princípio a idéia de uma “igualdade literária” entre os sexos. Por isso suas vidas mais se parecem com a realidade. Longe do brilho de suas suaves contendoras, letradas, leitoras, escritoras, poetas e romancistas esquecidas. Ou simplesmente musas impassíveis.

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2019 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV