COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

CONTINUA a PROMOÇÃO:
livros com descontos
de 25% e 50%.

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO RESENHA
 
 
 
Instagram
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

DIPLOMATA REALIZA INCURSÃO PELA FICÇÃO

Clóvis Rossi

É verdade que há diplomatas brasileiros com uma extraordinária competência literária, mas é igualmente verdade que o usual, nessa carreira, é lidar com assuntos áridos, quase incompreensíveis para o mortal comum.

Por isso, sempre surpreende quando um diplomata de carreira, já longa aliás, aparece com um livro de ficção como "A Sombra do Meio-Dia", que Sérgio Danese está lançando, "sem festas nem foguetório", como ele próprio diz.

A tradição de Danese é de outra natureza: foi, por exemplo, porta-voz do embaixador Rubens Ricupero, tanto no Ministério do Meio-Ambiente como no Ministério da Economia, sempre no governo Itamar Franco.

Desnecessário dizer que lidou, em ambas as áreas, com assuntos que podem ter mil sombras, mas passam longe da ficção. Depois, foi porta-voz também de Luiz Felipe Lampreia, no próprio Itamaraty, em pleno período de negociações comerciais carregadas de interesses bem concretos e, portanto, opostas à ficção.

É desse período outro livro de Danese ("Diplomacia Presidencial"), inicialmente concebido como tese para o Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco, o que forma os diplomatas.

É indispensável para quem quer entender a diplomacia moderna, caracterizada por forte ação pessoal dos chefes de governo.

Danese, 48 anos, 22 dos quais no Itamaraty, está agora na embaixada do Brasil em Buenos Aires, o que talvez ajude a entender o mergulho na ficção: boa parte do que aconteceu na Argentina, antes e durante o período em que Danese serviu no país, parece mais ficção que realidade.

Em todo caso, não foi a Argentina, mas o Brasil que inspirou o livro. "Acertou a mão", diz dele Alfredo Bosi, com a autoridade de quem é o mais recente escolhido para fazer parte da Academia Brasileira de Letras.

Livro/lançamento
FOLHA ILUSTRADA

São Paulo
18/10/2003

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2019 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV