COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

PROMOÇÃO ESPECIAL:
vários livros com
descontos
de 25%

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO RESENHA
 
 
 
Instagram
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

UMA VIDA NÃO BASTA

História ágil com pitadas esotéricas

Elias Fajardo*

Uma trama que mistura ambição, muitas disputas e tentativa de vingança é o principal ponto de interesse de Uma vida não basta, terceiro romance do oftalmologista Almir Ghiaroni, sobre o qual o autor de telenovelas Gilberto Braga escreveu: “A narrativa nos prende a atenção da primeira à última página. Mais uma vez, uma história esotérica conquistou a admiração de um agnóstico convicto como eu”.

Os dois livros anteriores (As cores da vida, de 2004, e Elos invisíveis, de 2006) tinham uma ligação mais forte com o universo médico. Já Uma vida não basta tende a se afastar dele. Toda a ação se passa entre o Rio de Janeiro e a região de Barra do Piraí nos dias de hoje. O principal personagem é um empresário bem-sucedido, calculista, que vai se humanizando ao longo da história e, nessa trajetória, descobre novos valores que finalmente serão responsáveis por mudar sua atitude diante da vida. O autor maneja bem os ingredientes da narrativa e sabe como prender a atenção do leitor com um ritmo ágil e cortes cinematográficos. Por outro lado, ele não se arrisca a nenhuma experimentação de linguagem e segue o modelo de um romance tradicional.

A ação põe em confronto personagens competitivos e ambiciosos e outros espiritualizados e solidários. As figuras mais destacadas do romance – entre elas o empresário Aníbal, seus filhos Ricardo e Antonio, sua mulher Isabel, a enteada Gabriela, a ex-namorada Cristina e o principal colaborador da empresa, Glauco – são bem delineadas e convincentes, funcionando na trama que se desenvolve a partir de um conflito entre pai e filho.

O final, se não chega a ser assumidamente esotérico, como escreve Gilberto Braga, guarda elementos de surpresa e de enfoque narrativo que garantem um bom entretenimento.


*Elias Fajardo é jornalista, autor do romance Ser tão menino


caderno Prosa & Verso
O GLOBO
11/08/2012

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2020 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV