COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

CONTINUA a PROMOÇÃO:
livros com descontos
de 30% e 50%.

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
CATÁLOGO RESENHA
 
 
 
Instagram
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

15 ANOS NA ALTA CÚPULA

Joe Wallach, um dos fundadores da TV Globo, lança livro de memórias

Cristina Tardáguila


Joe no escritório da Topbooks (foto de José Mario Pereira)

Em 1965, quando o americano Joe Wallach aterrissou no Rio de Janeiro como enviado do conglomerado Time/Life para ajudar a Globo a se afirmar como canal de televisão, tinha 42 anos de idade e não imaginava que os 15 anos seguintes de sua vida seriam de pura adrenalina.

– Nos primeiros seis anos, meu trabalho foi como uma luta de boxe – brinca o gestor. – Tínhamos muita vontade de fazer, de acontecer, mas era uma desorganização federal e tínhamos pouquíssimos recursos para realizar nossos sonhos.

São lembranças como esta que o americano grisalho, de 86 anos, reuniu no livro "Meu capítulo na TV Globo" (Editora Topbooks), que será lançado hoje, às 19h, na Livraria da Travessa, em Ipanema.

Segundo Wallach, 1967 foi o ano mais difícil de seu trabalho ao lado do jornalista Roberto Marinho e dos executivos José Bonifácio de Oliveira Sobrinho e Walter Clark.

– Houve um racionamento de luz no Rio, e cada bairro só tinha energia numa determinada hora do dia. Por isso, sem a certeza de que o reclame ia ao ar, nenhum anunciante fazia publicidade. Fora isso, São Paulo era muito distante, e estávamos nos últimos lugares de audiência lá. Ninguém nos dava atenção... Mesmo!

Wallach conta então que fez uma espécie de choque de gestão. Segundo ele, foi preciso cancelar contratos e protelar dívidas para estabelecer – com alguns atritos, reconhece – os pilares para que a emissora se consolidasse. Durante os 15 anos em que esteve na Globo, Wallach tornou-se amigo de Roberto Marinho. Aprendeu a falar português (apesar de ainda manter um forte sotaque) e sobreviveu a dois episódios marcantes: um incêndio nas instalações da Globo, em 1969, e uma ameaça de morte – recebida quando depôs na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigava a parceria do grupo Time/Life com a Globo.

De sua casa, em Los Angeles, Wallach acompanha a Globo Internacional. Esta semana, em visita ao Rio, não perdeu a oportunidade de assistir ao primeiro capítulo da novela "Fina estampa". Como se de um filho se tratasse, elogia:
– Adorei.

Publicado no Segundo Caderno de O Globo em 25.08.2011

 

Leia também:

Xodó dos Marinho, Wallach diz que saneou finanças da TV Globo

O homem que inventou a Globo conta a sua história

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2019 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV